segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Expectativas Enfastiosas


Aconteceu este fim-de-semana em Barcelona uma avalanche de novidades no Mobile World Congress, feira internacional de telemóveis, com o anúncio do lançamento de grandes novidades tecnológicas que vão muito além do simples acto de comunicar telefonicamente e que nos deixam desde já com os olhos em bico. As notícias dão conta de avanços que vão desde ecrãs touch com ícones a três dimensões à possibilidade de captura de imagens a 12 megapixéis.

Também o Jacinto do Eça, suspirava em pleno séc. XIX, pelas últimas novidades da Mecânica e a elas se rendia sem reservas. Uma máquina de abotoar ceroulas era apenas um das muitas maravilhas com que estava equipado o palacete dos Campos Elísios, n.º 202. E no entanto, “pobre Príncipe da Grã-Ventura, tombado para o sofá da inércia…em que lodoso fastio caíra.”

Passadas que foram tantas descobertas, tanta maquinaria nova, tanta tecnologia dada à luz, tanta informática revolucionária, será que nos enfastiamos menos? Ou mais?

Difícil será dizê-lo com todas as letras. Evidente porém é que todos os dias nos são sugeridas novas necessidades e não só passivamente as integramos, como delas nos tornamos facilmente dependentes.

Talvez por isso andemos todos tão meditabundos. Mas, tal como acreditava o amigo do Jacinto, Zé Fernandes, uma existência mais temperada não será assim tão complicada de alcançar. Eventualmente, bastará abrir janelas e não depositar tanta expectativa na parafernália electrónica que nos servem de bandeja como se da melhor coisa do mundo se tratasse.

Sem comentários:

Enviar um comentário