terça-feira, 25 de janeiro de 2011

De Cara Lavada


Foto António Freitas

Está mais bonita a cidade após o fecho da quadra natalícia. Esta é tão só a minha opinião, mas sendo minha, compreenderão que, pelo menos para mim, tenha algum valor. E depois, que se saiba, gostos são subjectivos.
Gosto de Famalicão, de percorrer as suas ruas ao cair da noite imediatamente após o fecho da jornada laboral diária, fazendo coincidir a desaceleração própria da cidade em final de dia, com a abrandamento interior que eu próprio procuro para mais tranquilamente transpor a fronteira do mundo profissional para o mundo familiar. Torna-se no entanto muito difícil a experiência durante a quadra natalícia. Aquele som de rua, entre publicidade com referências ao pão-de-ló de Ovar e a enésima passagem da música do Grupo de Santo Amaro de Oeiras, para mim são todas do St.º Amaro de Oeiras, aquelas passadeiras vermelhas meladas de tanta humidade e as luzes que milhares de leds debitam para a noite citadina, transformam a cidade naquilo que ela não é. É demasiado ruído. Faz lembrar aquelas mulheres que exageram na maquilhagem, coisa que inevitavelmente capta a nossa atenção mas não a nossa admiração. Bem pelo contrário, soa-nos a falso a profusão de cor e de brilho.
Compreendo naturalmente a aposta nas animações natalícias - é preciso garantir que as pessoas sintam o espírito da quadra na nossa cidade, pois caso contrário, já se sabe, vão pregar a outra freguesia. Não me obriguem é a gostar da atmosfera!

2 comentários:

  1. Já tínhamos falado sobre este assunto...
    Como sabes, respeito a opinião de todos, mas acrescento que felizmente o feedback que recebemos sobre toda a Campanha de Natal, foi muito positivo. As observações sobre as iluminações e os passeios atapetadas, foram muito animadoras. Temos que combater o poder das grandes superfícies, pelo que tudo o que façamos de diferente, criará sempre nas pessoas uma apetência pela novidade. A luz, o som ambiente e os passeios embelezados com alcatifa e vasos provocaram (na maioria das pessoas...)um conforto propício a uma visita ao chamado comércio de rua.
    Foi essa a nossa intenção e pelo o que nos foi dado a observar, penso que conseguimos,
    Cumprimentos
    Gestor Centro Urbano
    Jorge Pinto

    ResponderEliminar
  2. Desta vez tenho que discordar contigo. A época natalícia é, para mim, a mais bonita do ano. Não só as nossas casas se enchem de cor e alegria, como também as cidades. Sair do trabalho e ser arrebatada por todas as luzes e canções natalícias, faz-me esquecer o escuro e o frio tão característicos do Inverno. E noto, que em muitos rostos que passam por mim as luzes se refletem. As pessoas deixam de ser tão sisudas.
    É claro que depois vem o reverso da medalha: a sociedade consumista em que vivemos. Para isso não há luzes nem canções natalícias que atenuem nos semblantes dos que passam as "obrigações" que os reis magos iniciaram.
    E confessa lá que já não deste por ti a trautear uma musiquinha do "coro de Sta Marta de Oeiras"!

    ResponderEliminar